Como começar um processo de branding?
Branding é uma palavra americana que refere-se à gestão da marca de uma empresa. Construir branding, significa construir uma marca e definir estratégias que visam torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. Esse trabalho pode começar do zero ou reformular uma já existente. O processo inicia com pesquisas internas e externas, entrevistas com colaboradores, clientes e sócios da empresa, benchmarking com concorrentes e negócios similares e levantamento de objetivos. A partir desse trabalho inicial, o primeiro passo dessa construção é definir a essência da marca, seus propósitos, sua forma de atuar e suas entregas.
Existem vários métodos e autores para você prosseguir na construção de um branding. Mas de modo prático e universal, é necessário mapear os concorrentes, analisar os pontos fortes de sua empresa, seus diferenciais, propósito de mercado e trazer isso ao público nos pontos visíveis e invisíveis de seu negócio.
A partir desse estudo, é necessário batizar ou rebatizar a sua marca – consulte no INPI a disponibilidade do nome sugerido – e, na sequência, crie a sua tagline para, diference de um slogan, reforçar o posicionamento da marca.
Processos concluídos? Agora entra em jogo a definição da linguajem visual. Símbolo, cores, aplicações e fontes, entre outros. Importante que o padrão seja mantido e o resultado das primeiras pesquisas se mantenha em todas as frentes.
Na sequência, é preciso definir como a sua marca vai se comunicar, tanto interna quanto externamente, com definição de tom de voz, personas, pontos de contato, estilo, objetivos, impressões e mensagens.
É necessário fazer um manual de todas essas etapas, para servir de guia de consulta para a construção sólida da imagem dessa marca.
Importante! Para prosseguir, cada fase deve ser concluída com sucesso e sem pressa. Não prossiga com dúvidas ou incertezas. Volte, refaça quantas vezes necessário, quando se sentir confiante, evolua no processo.
Em todos os momentos, crie algo compatível com a realidade da empresa e com o que será entregue ao cliente. Não pode haver falhas e nem discurso mentiroso, pois o público percebe. A empresa precisa ter seus valores claros e qual sua real razão de existir no mercado, comunicando isso de forma clara, objetiva, simples e entendível, desde a sua marca até a sua comunicação.
“Fiz tudo isso, acabei meu processo de Branding?”
Não!
Sua marca precisa despertar desejo. Não sonha em ser uma Apple, Harley Davidson ou Disney? Também existem processos para alcançar isso. Mas isso é tema para outro texto do Blog. Nos acompanhe e saiba mais.
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