Para que serve uma assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa tem a função de divulgar sua marca em meios de comunicação de forma espontânea, por meio da curadoria de conteúdo e sob a perspectiva do que é notícia em seu negócio. Ou seja, vai olhar para dentro de sua empresa, ver ações positivas e diferentes sendo realizadas e transformar isso em uma notícia para oferecer como conteúdo relevante para a Imprensa, seja jornal, site, televisão, rádio ou afins. Essa notícia pode ser enviada à Imprensa por forma de release, sugestão de pauta, artigo, nota ou um simples telefonema ou mensagem de WhatsApp.
Dessa forma, sua marca vai aparecer na televisão, sites e espaços editoriais de diferentes veículos, mas não em forma de anúncios publicitários, mas sim como informação e notícia. Ter um bom relacionamento com canais de comunicação e jornalistas ajuda no processo e facilita este meio-campo.
Considerando o sucesso nesta venda de pauta, o porta-voz da empresa precisa estar preparado como fonte qualificada para dar entrevista ao veículo de comunicação que se interessar pelo assunto ofertado. Isso aproxima ainda mais a marca da Imprensa e, consequentemente, do seu público. Para isso, a organização de um briefing para seu porta-voz e um treinamento de media training são essenciais para a segurança e a performance do entrevistado.
Outro fator importante na assessoria de imprensa é a proatividade. O profissional atuante nesta área não pode se contentar com pautas comuns ou “clichês”, nem somente com as demandas geradas pelo cliente. A iniciativa em levantar informações, provocar iniciativas diferentes, ouvir histórias e propor uma boa pauta é crucial para o trabalho ser bem-sucedido e dinâmico.
Por fim, a assessoria de imprensa tem papel fundamental na prevenção e gestão de crise, trazendo o olhar a Imprensa para dentro da empresa e auxiliando na construção de posicionamentos, procedimentos e respostas rápidas e seguras. Esse trabalho começa com a prevenção, que precisa ser contínua dentro das empresas, mapeando e minimizando riscos e estabelecendo critérios de monitoramento e avaliação. Crises sempre aparecem, grandes ou pequenas, internas ou externas, financeiras ou de reputação, operacionais ou de mercado. Só não dá para esperar a próxima de braços cruzados. Tem que se preparar, prevenir e mitigar riscos. Tem que se organizar e treinar o time. Precisa estar com tudo pronto para agir rápido e minimizar os efeitos negativos que toda crise traz.
Sua empresa está preparada ou você é daqueles que preferem esperar acontecer para depois ver o que fazer?
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