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Os segredos da pauta de TV

Os segredos da pauta de TV

Conheça cinco elementos que uma pauta deve ter para emplacar uma matéria na TV  

Se tem uma coisa que todo cliente de Assessoria de Imprensa adora é “aparecer na TV”. E os motivos para isso são vários: a grande audiência do meio de comunicação de massa, a credibilidade dos veículos e, claro, a repercussão positiva que uma matéria televisiva gera para uma empresa.

Dito isso, já fica evidente que um dos principais desafios diários dos assessores de Imprensa é emplacar as notícias de seus clientes nos principais telejornais e programas de televisão, sejam eles regionais ou nacionais. No entanto, os profissionais devem estar atentos sobre a pauta que pretendem “vender” para que a sugestão atenda a alguns requisitos mínimos e fundamentais para a aprovação da sugestão e assim, a realização da matéria produzida por uma equipe de reportagem de TV.

Com base em toda a sua experiência de quase 30 anos em Assessoria de Imprensa, e também em matérias televisivas, o Time NQM listou os cinco principais elementos que uma pauta deve ter para emplacar uma matéria em um programa de televisão. Confira!

1. O tema pode ser ilustrado? Pense nisso antes de oferecer a pauta

“Que imagens essa pauta pode gerar para uma gravação de TV?” Essa é a principal preocupação que um assessor deve ter, antes de oferecer uma notícia para a produção de reportagem. De acordo com a assessora que faz parte do Time NQM, Valquiria Marchiori, é indispensável ter boas imagens em uma matéria televisiva. Valquiria é jornalista e trabalhou por mais de 15 anos na produção de matérias de TV, em uma das principais emissoras do Paraná e dá a dica de que o assessor precisa ser criativo para elaborar formas de conseguir vender as possibilidas de imagem. “É importante ilustrar toda a informação para o telespectador e explorar ao máximo essa capacidade que a televisão nos dá. A imagem é um dos diferenciais da TV entre os meios de comunicação e podemos usar essa característica para contribuir com a informação”, destaca.

2. Desperte o interesse da produção e forneça os dados mais atuais

O jornalismo é produzido a partir de fatos. Busque temas atuais e dados para melhor argumentar e serem “ganchos” bem contextualizados. Nada melhor do que dados para ajudar a contar as histórias. Por isso, quanto mais recente forem os dados em uma pauta, maior será a chance da produção de reportagem considerá-la.

Uma boa ideia é separar os dados em períodos. Por exemplo: se estivéssemos no mês de abril e o último dado atualizado que você tem em mãos é do ano anterior, seria interessante produzir um novo dado sobre o primeiro trimestre deste ano. E para enriquecer ainda mais a pauta, um comparativo com o mesmo período de anos anteriores pode funcionar.

3. Indique personagens

Muitas vezes, só os dados não são suficientes para contar uma história. Uma notícia bem contada precisa de um personagem para que o telespectador entenda como aquele fato pode impactar o seu dia a dia. Por isso, tenha pelo menos um personagem na pauta.

“Vamos supor que o cliente tem ótimos dados sobre o aumento do uso de bicicleta nas vias de uma determinada cidade. A partir disso, é necessário que o assessor de imprensa busque personagens que relatam, na prática, o que os dados apontam. Nesse caso, poderia ser um morador que começou a ir de bicicleta para o trabalho, pois percebeu que com isso economiza com transporte e ainda pratica uma atividade física”, explica Valquiria.

4. Ofereça um especialista como fonte

Além de indicar personagens, ofereça um especialista que possa falar sobre os números que você está sugerindo na pauta. É importante que essa fonte seja qualificada para explicar de uma maneira que o público geral entenda a importância da notícia.

É nesse momento, que você pode indicar o seu cliente ou um porta-voz da empresa para falar. Assim, você ainda apresenta à Imprensa as possibilidades de fonte que eles podem te solicitar.

5. Seja objetivo e saiba selecionar

Parece óbvio, mas, às vezes, o óbvio também precisa ser dito, né? Os produtores de reportagem são bombardeados de e-mails, mensagens e ligações todos os dias, com as mais diversas pautas. E o que eles querem, na grande maioria das vezes, é uma informação bem estruturada, objetiva e que seja adequada à editoria e ao público do seu programa e que, de preferência, seja exclusiva.

Então, para emplacar uma matéria em um programa de televisão não basta a pauta atender todos os critérios acima, você precisa avaliar qual é o programa que faz mais sentido para o seu cliente aparecer com essa notícia?

Assim, com a pauta mais direcionada, as chances de emplacar aumentam consideravelmente. Além disso, o assessor de Imprensa ganha o “poder de negociação” com as produções de reportagem e, juntos, podem chegar na conclusão de uma matéria que faça sentido para todos!

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