Por que investir em media training?
Entenda como o treinamento pode melhorar a imagem da sua empresa
Muito se fala em media training no ambiente de Comunicação Corporativa, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a importância desse investimento. Seja em empresas pequenas, médias ou em multinacionais, o media training é essencial para as marcas que acreditam na força da mídia espontânea e, por isso, precisam de porta-vozes treinados e prontos para obter o melhor desempenho em entrevistas.
O media training é um conjunto de conteúdos teóricos e atividades práticas com foco em Comunicação Assertiva. O treinamento é indicado para porta-vozes que representam as empresas em palestras, cerimônias com fala e em entrevistas com a Imprensa. Parte do conteúdo tem impacto na Comunicação interpessoal também, melhorando muito o relacionamento com a equipe. Por isso, o treinamento impacta na maneira como a Imprensa e, consequentemente, o público em geral constrói a reputação e a credibilidade da marca.
O treinamento também é essencial para momentos de crise. Ter porta-vozes preparados e treinados para assuntos difíceis é vital para minimizar os efeitos negativos das crises de imagem.
Para Sérgio Wesley, sócio e diretor da NQM, porta-vozes de empresas que investem em media traninng são profissionais mais valorizados.
“O diferencial está numa comunicação mais assertiva e precisa, com reforço de mensagens chaves e a construção de uma boa reputação, além da minimização dos riscos de falar o que não deve ou de maneira inadequada. Isso resulta em credibilidade à imagem da empresa e do porta-voz bem treinado”, destaca.
QUAIS SÃO AS ETAPAS DE UM BOM MEDIA TRAINING?
O media training pode ser realizado tanto individualmente quanto em grupo. Independentemente do tamanho da equipe que receberá a capacitação, na NQM o treinamento é sempre dividido em teoria e prática.
Na teoria, é essencial que os porta-vozes entendam o processo de produção da informação, como apuração, análise de dados, entrevistas de todas as partes envolvidas, captura de imagens e edição, para que consigam responder, de forma clara, os questionamentos da imprensa.
Nesse processo, também é importante apresentar aos porta-vozes como as informações são consumidas nos diferentes meios midiáticos. Por fim, eles são ensinados a dominar técnicas de fala, comportamento e expressão que melhoram a comunicação.
Na parte prática, são realizadas simulações de entrevistas gravadas, que podem abordar crises passadas ou criar cenários problemáticos. A simulação é revista para apontar falas erradas, vícios de linguagem, postura e gestos que também são questões abordadas no treinamento de porta-vozes.
QUEM É O PROFISSIONAL DENTRO DA EMPRESA QUE DEVE FAZER O MEDIA TRAINING?
Todos os porta-vozes definidos pela Política de Comunicação de uma empresa devem passar pelo media training. Na NQM, recomendamos que presidentes e diretores estejam presente no treinamento, mesmo se forem de áreas que não costumam lidar com a imprensa. Isso porque eles carregam a reputação da marca por onde vão, inclusive em suas redes sociais pessoais. É claro que funcionários que ocupam outros cargos também são bem-vindos. Afinal, quanto mais colaboradores receberem a capacitação, mais preparada a empresa estará para lidar com a imprensa.
Durante a vida da empresa, é indicado que vários treinamentos aconteçam porque quando mais se treina, melhor o resultado. Além disso, pode ocorrer a possível troca de funcionários e funções e, por esses motivos, os treinamentos devem ser feitos com frequência.
Como resultado, a empresa que contrata um serviço de media training pode esperar que seus porta-vozes deem entrevistas tranquilos, de forma assertiva e transmitindo as mensagens-chave.
Gostou de entender um pouco mais sobre media training e como aplicamos o treinamento para os clientes da NQM?
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