d

NÓS SOMOS A NQM COMUNICAÇÃO

Converse com a gente!

n

Qual a diferença entre design digital e gráfico?

Qual a diferença entre design digital e gráfico?

Entenda porque um conteúdo precisa ser desenvolvido especificamente para o meio que será apresentado

Quando o assunto é comunicação visual, uma coisa é certa: o trabalho de um designer está ali. Seja no desenvolvimento da identidade visual de uma marca, em layout para as redes sociais ou em materiais impressos, o design está presente em tudo, desde o planejamento até o desenvolvimento de produtos e serviços.  

“Cada material deve ser planejado e desenvolvido de acordo com o meio que ele será apresentado: no mundo digital ou físico. É aí que a execução de trabalho de design digital e design gráfico se difere, como explica Oteniel Asserman, designer do #TimeNQM. “Tem várias diferenças: a questão do formato, o layout, mas o principal é pensar como o material criado vai impactar o público”. 

DESIGN DIGITAL  

O design digital é o desenvolvimento de layouts para o ambiente virtual. Por isso, o profissional por trás desse trabalho precisa adaptar seus projetos para diferentes telas, como celulares e computadores. 

“Além de trabalhar com diversas telas, o designer digital também tem a possibilidade de contar com o movimento no conteúdo. Ele pode ser, por exemplo, um gif, um vídeo ou uma música. “Esses recursos são exclusivos do digital e torna o material mais dinâmico, como o meio exige”, destaca o designer do #TimeNQM.  

Por último, mas não menos importante, é necessário lembrar que quando o assunto é o mundo digital, tudo é consumido com agilidade: a pessoa dedica sua atenção ao conteúdo por poucos segundos e em seguida tende a perder o interesse. Esse fato influencia em como o profissional vai planejar um post para o Instagram, por exemplo.  

DESIGN GRÁFICO 

Já o design gráfico podemos dizer que é o desenvolvimento de materiais que serão impressos. Embora algumas pessoas pensem que pegar um projeto digital e apenas imprimi-lo é o suficiente para adaptar um conteúdo, não é bem assim. Nesse caso, um outro layout precisaria ser desenvolvido.  

Isso porque no design gráfico, mesmo que um material seja pequeno, o conteúdo tende a receber a atenção do leitor por mais tempo, diferente do que ocorre nas redes sociais. No caso de um flyer, a pessoa tem a possibilidade de pegá-lo na mão, ver e ler. Isso permite que a informação desse produto possa ser um pouco mais densa.  

Por tudo isso, seja na hora de planejar o conteúdo das redes sociais de um negócio ou os materiais gráficos para um evento, é importante contar com a experiência de profissionais da área da comunicação e design. E, claro, o #TimeNQM está preparado para te ajudar nisso.  

Então, entre em contato e marque um café com a gente.